Você já ouviu falar em Staking? A princípio, esta também é uma forma de lucro permitida por algumas criptomoedas. Em outras palavras, se trata simplesmente de uma maneira alternativa para se receber renda passiva com criptomoedas. Na verdade, os rendimentos são baixos, porém, exige-se pouco esforço.

Assim sendo, para que compreendamos bem o funcionamento dessa atividade, precisamos estar cientes do seu conceito. Portanto, o mesmo será devidamente esclarecido nesse artigo. Igualmente, mostraremos quais as principais criptomoedas que possibilitam o Staking. E a melhor corretora disponível para investir em criptomoedas no momento.
Veja ainda: Binance Exchange funciona bem?
Antes de seguirmos adiante com o tema deste artigo, queremos deixar uma preciosa recomendação. Se trata de uma forma de investimento que proporciona rendimentos superiores a mineração do Bitcoin e o próprio Staking de criptomoedas. Desde que usada da forma correta. Saiba mais no próximo tópico.

Uma excelente bolsa de criptos onde se pode fazer Staking é a Binance, além disso, nela você também pode fornecer liquidez, fazer swap, investir na poupança Binance e muito mais. A Binance é um ecosistema completo de investimentos em criptomoedas e produtos digitais inovadores com base em blockchain. (Clique neste link e abra agora mesmo sua conta na Binance gratuitamente).
Negociar Criptomoedas, NFTs e afins envolve riscos de perda do capital.
Staking vs CFD trading
Esta maneira de investir em criptomoedas que está ganhando cada vez mais popularidade em todo o mundo é o CFD Trading. Pois se trata de uma modalidade que traz muitas vantagens aos investidores, conheça algumas delas:
- Procedimento mais simples e sem burocracia;
- Possibilidade de lucro em ambas as tendências (alta e baixa);
- Permite ao investidor usar a alavancagem (para investir mais);
- Custo menor por transação realizada na plataforma.
Contudo, antes de começar a investir no CFD Trading de criptomoedas é preciso estar ciente de que se trata de um investimento com riscos, como qualquer outro. Assim, para investir nessa modalidade é importante estudar sobre o tema e conhecer bem a corretora escolhida, bem como a plataforma disponibilizada por ela.
Saiba mais: Curso CFD: Como aprender trading [27 Lições]
IQ Option
Antes de tudo, para ter sucesso com CFD Trading se faz necessário o uso de uma boa corretora. Por isso indicamos a IQ Option, porque é uma empresa com bom tempo em atividade e quase 50 milhões de usuários registrados. Ademais, é regulamentada por grandes órgãos reguladores, estando autorizada a operar.
A IQ Option é ideal para o CFD Trading de criptomoedas, pois conta com as 28 mais famosas do mercado. Isto é, um elenco de criptoativos de excelente liquidez. Entre as criptomoedas negociadas na corretora IQ Option temos:
Além disso, também há disponibilidade dos melhores ativos de outros mercados, como:
- Forex
- ETFs
- Ações
- Commodities
Contudo, as vantagens da IQ Option não param por aí. Você terá a sua disposição uma conta de treinamento inteiramente grátis com 10 mil dólares virtuais (recarregáveis gratuitamente). Igualmente terá direito a sua conta real, onde poderá investir com um depósito de apenas 10 USD.

Não perca essa oportunidade de investir no CFD trading de criptomoedas através de uma plataforma fácil de usar e inteiramente intuitiva. Ela conta com as melhores ferramentas para uma análise técnica eficiente dos ativos financeiros do seu interesse. (Clique neste link e abra sua conta de negociação gratuitamente na IQ Option).
Aviso de risco: o seu capital pode ficar em risco.
Afinal, o que é Staking e como ele funciona?
Antes de mais nada, quem já tem certa familiaridade com o mundo das criptomoedas, sabe muito bem que as transações nas blockchains necessitam de validação. Por exemplo, com o Bitcoin, a validação é efetuada por meio de um procedimento denominado “mineração”.
Mas, as grandes desvantagens da mineração com Bitcoin atualmente consistem em ser um procedimento dispendioso, caro e inclusive lento, para os padrões das criptomoedas.
Devido às dificuldades inerentes, atualmente é quase impossível para qualquer pessoa ganhar dinheiro através da mineração individualmente. Visto que nem todo mundo tem dinheiro para arcar com os custos e toda a trabalheira envolvida.

No entanto, há alternativas à mineração, para o necessário processo de validação das transações das blockchains. Existe um processo denominado PoS (Proof-of-Stake) que cumpre essa tarefa, o mesmo apresenta distintas versões e modelos.
Em síntese, podemos dizer que o staking de criptomoedas concede ao possuidor dos criptoativos autoridade para tomar decisões na rede. Isto é, ele terá poder para efetuar validações e, por conseguinte, obterá rendimentos passivos pelas tarefas que cumprir.
O Staking de criptomoedas funciona de forma similar a uma conta poupança, onde o titular recebe os juros referentes aos valores depositados periodicamente. Todavia, no Stalking ele tem de cumprir tarefas simples para isso.
Veja também: Bitfinex: É uma fraude? Melhores Alternativas
Portanto, em se tratando de PoS, o mais importante é a quantidade de criptomoedas que você possui em sua stake. Ou seja, isso é o que conta na hora de fazer a staking. Assim, quanto maior essa quantidade maior o seu poder decisório na blockchain.
Formas de fazer Staking
Por fim, vale lembrar que a staking pode ser realizada de duas maneiras distintas. Em primeiro lugar é possível fazer o uso de uma wallet ou dispositivo físico específico (que você deve comprar). Em segundo lugar, mediante o uso de uma staking pool, da qual trataremos mais adiante.

Antes disso, queremos indicar a Capital.com. Uma corretora que dispõe de conta demo gratuita para aprender, treinar e fazer simulações de investimentos. A plataforma webtrader da Capital.com é baseada em Inteligência Artificial e disponibiliza mais de 3000 ativos para o usuário investir. (Clique neste link e abra sua conta de negociação gratuita na Capital.com).
Cerca de 79,17 % das contas CFD de varejo perdem dinheiro.
Usar o Staking como uma forma de investimento
Antes de mais nada, como já dissemos, o staking consiste em manter suas criptomoedas com o intuito de fazer validações na rede. Mas, além dessa renda passiva, com o staking você ganhará com a valorização da criptomoeda.
Todavia, não é tão simples como parece, isto é, conservar algumas criptomoedas na sua carteira e receber essa espécie de “juros”. Por isso: é bom deixar bem claro os dois tipos de staking que são conhecidos como:
- PoW (Proof of Work) – usado pelo Bitcoin, é algo como um sistema de comprovação de trabalho, onde é preciso extrair blocos novos para fazer a validação das transações.
- PoS (Proof of Stake) – é algo como um sistema de comprovação de participação, onde o staking consiste em se produzir e validar novos blocos.
Para que o PoS seja possível se faz necessário o uso de computadores especiais para resolver problemas matemáticos complexos. Com efeito, a recompensa pelo Staking é proporcional ao número de criptomoedas que você possui. Desse modo, aqueles que possuem maior quantidade delas são os mais indicados a validarem blocos novos.
Staking de criptomoedas: regras básicas
Em princípio, o sistema de validação é um dos pilares do funcionamento das criptomoedas, a sua importância não pode ser negada. No entanto, para uma operação adequada, essa atividade deve ser desenvolvida dentro de certas regras básicas. Isto é, condições que devem ser aplicadas na maioria dos casos:
- A carteira deverá obrigatoriamente permitir staking;
- A wallet também deve ficar no ar (online) 24h por dia;
- Há um período de carência para receber recompensas por staking.
Vale frisar que, dependendo da blockchain, as regras serão distintas. Nesse sentido, é importante que o investidor em criptomoedas verifique quais são elas, antes de começar a fazer staking. Mesmo porque existem alternativas para algumas regras que podem ser mais indicadas ao investidor, conforme os seus interesses.
Por exemplo, o investidor pode optar por uma dessas alternativas:
- Adquirir um VPS (Servidor Virtual Privado);
- Deixar o seu computador ligado à internet 24 horas;
- Contratar um serviço específico de Staking.

Igualmente, uma opção interessante de investimento, alternativa ao Staking, é o CFD Trading. Trata-se de um método de investimento onde não existe burocracia, você pode depositar pequenos valores e realizar muitas operações. (Saiba mais sobre o CFD Trading, abrindo uma conta grátis na IQ Option aqui)
Aviso de risco: o seu capital pode ficar em risco.
Fazer Stalking: exemplo prático
Um exemplo prático é a melhor forma de fixar um conceito. Para que você entenda como funciona a Staking de uma vez por todas lançaremos mão desse recurso. Portanto, suponhamos que você tenha 1000 tokens no valor de 1000 dólares.
Digamos que a partir de hoje você vai usar esses recursos para fazer staking. Suponhamos então, que daqui uma semana essa criptomoeda se valorize 100%. Desse modo, você passará a ter 2000 tokens, ou seja, 2000 dólares.
Agora, imagine que você tivesse começado a fazer staking há um ano, e tivesse ganho 100 tokens durante o ano, daqui a uma semana você teria 2200 tokens. Ou seja, não apenas suas criptomoedas guardadas teriam dobrado de valor, mas também seus ganhos com staking.
Staking é seguro?
Com o intuito de preservar a segurança e inteireza da rede, algumas criptomoedas implementam a aleatoriedade no processo de staking. A aleatoriedade se trata de um processo similar a uma loteria, onde você tem a disposição cartões em quantidade equivalente ao número de criptomoedas que possui.
Em contrapartida, outros sistemas de staking lançam mão de um recurso chamado delegação. Em outras palavras, os envolvidos nesse processo podem delegar os direitos de validação que possuem a terceiros.
Conheça também: Corretoras Market Maker
Lembrando que os terceiros receberão todas as recompensas totais decorrentes das tarefas de validação dos blocos. Ademais, eles são os responsáveis por pagar aos “investidores” os respectivos dividendos referentes a sua stake.
Você já deve ter observado até aqui que tanto a mineração quanto staking são processos complicados. Mas se você está investindo o seu dinheiro obviamente que não quer ter dor de cabeça na hora de fazer isso, não é verdade?

Assim sendo, apresentamos a você a Binance uma exchange de criptomoedas gigante, com mais de 20 bilhões de dólares em negociações diárias na plataforma. Além disso, ela permite staking de criptomoedas (DeFi e Bloqueado) para que os seus usuários obtenham uma renda passiva. (Abra aqui sua conta de negociação na Binance agora mesmo gratuitamente).
Negociar Criptomoedas, NFTs e afins envolve riscos de perda do capital.
Staking Pool: o que é e como funciona?
A princípio, uma staking pool se foca em unir forças, isto é, se trata da reunião de várias stakes individuais com o mesmo objetivo. E esse trabalho conjunto, obviamente, que traz melhores resultados para cada staking do que cada uma delas trabalhando isoladamente.
Por sua vez, quanto maior for o número de stakings individuais na formação do pool, maiores serão os resultados alcançados pelo conjunto. Visto que as maiores Staking pools são as preferidas na escolha para verificação dos novos blocos e, por conseguinte, para receber suas devidas recompensas.
Por exemplo, digamos que você possui 1000 criptomoedas (isto é, possui uma stake de 1000 criptomoedas). Suponhamos que essa Staking Pool paga 5% por ano a cada staking individual. Desse modo, no final do ano você ganhará 50 criptomoedas.
A Staking Pool funciona de forma muito semelhante a uma cooperativa, ou seja, um grupo de indivíduos que trabalham juntos com um mesmo objetivo.
Em resumo, podemos dizer que suas possibilidades de ser escolhido para uma atividade de validação individualmente são muito menores do que fazendo parte de uma Staking Pool. Pois suas 1000 criptomoedas não podem competir com as 100 mil ou 1 milhão de uma Staking Pool.
Staking pool: cobranças
Entretanto, nem tudo são flores, pois a Staking Pool poderá cobrar um valor percentual sobre o ganho de cada Staking Individual (uma forma de taxa). Todavia, é melhor pagar uma taxa obtendo alguns ganhos do que não ganhar quase nada.

Em conclusão, se você não tem interesse em lucrar com o complexo sistema Staking, existe outras opções disponíveis. A saber, você pode usar a melhor corretora online para negociar com as criptomoedas mais famosas do mercado, com um depósito mínimo de somente 10 USD. (clique aqui e saiba como investir em criptomoedas através da IQ Option).
Aviso de risco: o seu capital pode ficar em risco.
Conheça as Vantagens do Staking
Os ganhos gerados nas atividades de Staking são pagos na forma de criptomoedas, como você já deve ter percebido. Portanto, fazer Staking é uma atividade que deveria ser considerada por qualquer pessoa que deseja comprar criptoativos.
Antes de tudo, essa atividade apresenta uma boa gama de vantagens. Primordialmente, presta apoio e fortalece a rede, além de aumentar a escalabilidade. Semelhantemente, evita os problemas enfrentados pelos processos de mineração, como os do Bitcoin.
As tarefas de Staking dispensam a necessidade de comprar equipamentos novos de alto valor e evitam o consumo de energia elétrica excessivo, próprios da mineração.
Saiba ainda: Melhores sites para Investir na Bolsa
Assim, o sistema de Staking possibilita ganhos seguros e de forma previsível. Por isso mesmo, ele vem sendo adotado por equipes desenvolvedoras de criptomoedas com certa frequência. Pois serve como modo de incentivar os usuários a se engajarem em atividades de aperfeiçoamento da rede.
Vantagens do Staking
Nesse sentido, resolvemos expor em forma de lista, algumas das vantagens apresentadas pelo staking:
- Reduz o número de criptomoedas disponíveis;
- Contribui de forma consistente com a cadeia de blocos;
- Suas plataformas são mais simples e de fácil uso;
- Investimento inicial baixo, pois não precisa de equipamentos caros;
- Causa menos danos ao meio ambiente por sua eficiência energética.
Ademais, a Staking retira muitas criptomoedas de circulação, devido ficarem reservadas para essa atividade. Por consequência, o número das que ficam em circulação é reduzido. Desse modo, o ecossistema do criptoativo fica mais protegido contra as especulações no seu valor.

Logo abaixo falaremos um pouco de cada uma dessas criptomoedas para que você tenha uma ideia de como elas funcionam. Mas antes de avançar nesse tema, queremos recomendar a você a corretora Capital.com, inovadora quando se trata de investimentos, pois leva em conta componente emocional do trader. (Por isso disponibiliza uma plataforma com Inteligência Artificial, saiba mais)
Cerca de 79,17 % das contas CFD de varejo perdem dinheiro.
Staking com Criptomoedas: como funciona?
Como já informamos anteriormente não são todas as criptomoedas que permitem fazer Staking. Para que você saiba por onde começar disponibilizamos abaixo uma lista de criptoativos que possibilitam esse tipo de atividade, veja:
- EOS (EOS)
- NEO (NEO)
- Tron (TRX)
- Stellar (XLM)
Primeiramente, para fazer Staking você precisa dispor de criptomoeda em sua carteira, a sua stake. Isso é fundamental e comum em todas as criptomoedas. Entretanto, existem algumas diferenças nos procedimentos adotados.
Já que, em alguns casos, o sistema da criptomoeda exige que a mesma seja enviada para uma carteira. Para que assim tenham a devida autorização de usuário. Em contrapartida, há casos onde somente é preciso comprar, simples assim.
Na verdade, se você deseja ter o máximo de rentabilidade, compensa investir um pouco do seu tempo para analisar as criptomoedas. Ou seja, averiguar e comparar os benefícios e retornos possíveis ao fazer staking com cada uma delas.
EOS (EOS)
A empresa desenvolvedora por trás da criptomoeda EOS é a block.one. Ela lançou essa criptomoeda no segundo semestre de 2017. Na verdade, a EOS se trata de um sistema cuja funcionalidade se assemelha a um computador virtual na cadeia de blocos (blockchain).
Como a Ethereum, ela conta com uma infraestrutura robusta para se desenvolver dApps (aplicativos descentralizados). Da mesma forma, que todos os outros sistemas que permitem staking, é preciso comprar a criptomoeda para isso. Caso ainda não tenha.
Existe uma carteira denominada Scatter que disponibiliza um guia através do qual se pode fazer Staking com a EOS. Através dele você poderá obter mais detalhes sobre como praticar essa atividade usando a EOS.
Conheça também: App IQ Option: o que é e como funciona

A IQ Option disponibiliza uma plataforma de alto nível para investidores especializados e novatos no CFD Trading online. A mesma está disponível em forma de software para computador, webtrader que roda em qualquer navegador e app para smartphones. (Você também pode investir em EOS na IQ Option, abrindo sua conta aqui).
Aviso de risco: o seu capital pode ficar em risco.
NEO (NEO)
A princípio, a NEO é conhecida no universo cripto, como a “Ethereum Chinesa”. Na verdade, a NEO passou por um processo de rebranding há pouco tempo, onde remodelou sua marca, com vistas a uma melhor aceitação do mercado.
A NEO se trata de um projeto muito similar a Ethereum e a EOS. Isto é, seu sistema possibilita o desenvolvimento de Aplicativos descentralizados dentro de sua cadeia de blocos. Essa criptomoeda foi lançada no ano de 2016 na China.
O sistema da NEO é formado por pelos tokens:
- NEO – Este token não é divisível, portanto, sua unidade mínima é 1.
- GAS – Este token é divisível até 1 Satoshi (8 casas decimais)
O token GAS serve como uma espécie de combustível para a NEO. Desse modo, a bolsa faz Staking de forma automática para o usuário. Com o simples armazenamento da NEO já se gera rendimentos de GAS que, por sua vez, é armazenada em sua stake NEO.
Mas não é uma atitude prudente deixar criptomoedas armazenadas em exchanges. Uma forma segura de guardá-las é em wallets ou mediante armazenamento a frio. Tomar os cuidados necessários nunca é demais, pois evitará eventuais prejuízos:
Tron (TRX)
A Tron Foudation é uma ONG da Singapura que no início do ano de 2017 lançou a criptomoeda Tron. Com o intuito de que esta atuasse como uma plataforma descentralizada para o compartilhamento e rentabilização de conteúdos voltados ao entretenimento.
A TRON ou TRONIX (TRX) é a criptodivisa deste projeto. Para que você possa fazer staking com a mesma também é possível se unir a uma Staking Pool. Igualmente você poderá enviar suas TRX para sua wallet da Tron e fazer isso individualmente.
Existem sites específicos para essa atividade com a criptomoeda Tron. Mas uma alternativa interessante pode ser investir em Tron através do CFD Trading. Pois é um método menos complicado e mais acessível para pessoas que desejam começar com pouco. Clique no link abaixo e saiba mais.

A Binance é uma grande exchange de criptomoedas. De fato, é um ecosistema completo com uma boa variedade de opções de investimento. Sua plataforma é completa e está disponível para diferentes dispositivos e sistemas operacionais. (Conheça a plataforma Binance abrindo sua conta agora neste link).
Negociar Criptomoedas, NFTs e afins envolve riscos de perda do capital.
Stellar (XLM)
A XLM se trata de uma plataforma que trabalha basicamente conectando bancos e meios de pagamentos com os usuários destes. Mas a principal finalidade da Stellar é possibilitar a transferência de dinheiro de maneira rápida, com segurança e baixo custo.
Dessa maneira, esse projeto pretende facilitar o processo de transferência ao usuário. A saber, a XLM pretende deixar mais fácil os procedimentos de transferências de dinheiro entre distintas fronteiras e instituições.
Primordialmente a Stellar é tida como uma das grandes concorrentes da Ripple. Visto que os propósitos de ambas coincidem. Portanto, ao comprar XLM você também poderá fazer staking se unindo a um pool.
Conclusão
Diante de tudo o que vimos nesse artigo, podemos concluir que fazer Staking pode ser uma grande vantagem em comparação com a mineração. Pois se trata de um processo mais rápido e com menor custo, dentre outras vantagens.
Portanto, pode ser uma ótima escolha para quem deseja investir em criptomoedas buscando uma renda passiva. Isto é, uma forma de lucrar praticamente sem risco algum. Juntando-se a uma Staking Pool as possibilidades de lucro são maiores ainda.
Leia também: A partir de quanto posso investir em bitcoin?
Como já falamos anteriormente, uma boa forma de investir no mercado de criptomoedas é através de uma corretora ou exchange. Em se tratando de staking, você pode usar a bolsa de criptomoedas Binance. Já que ela é um sucesso mundial e conta com milhões de usuários distribuidos por todo o planeta.
Contudo, precisamos informar que, apesar de todas as vantagens que possui, existem métodos que podem ser mais rentáveis que a Staking. O CFD Trading é um bom exemplo. Mas desde que o interessado o faça com o devido conhecimento para isso.

Em suma, também recomendamos a corretora mais adequada para investir no CFD de criptoativos. Pois ela dispõe de todo o respaldo necessário para lhe ajudar em suas operações de trading. Além disso, conta com um atendimento de boa qualidade por meio de chat, telefone e e-mail. (Clique neste link para investir de forma fácil em criptomoedas na IQ option).
Aviso de risco: o seu capital pode ficar em risco.
Guias de trading indicados
- 1 – Guia da Corretora IQ Option.
- 2 – Guia da Corretora eToro.
- 3 – Guia da Corretora Capital.com.
- 4 – Guia da Corretora Currency.
- 5 – Guia da Exchange Binance.
- 6 – Guia da Corretora XM.com.
- 7 – Guia a Kraken Exchange.
Avisos de Risco:
Em princípio, os CFDs são derivativos financeiros complexos e possuem alto risco de perder dinheiro rapidamente, principalmente com o uso da alavancagem. Sendo assim, o investidor deve considerar se realmente entende como os contratos por diferença funcionam e se está disposto a correr o risco de perder o seu capital operando com eles.
Do mesmo modo, as criptomoedas são instrumentos voláteis que podem flutuar amplamente em curto período, por isso não são adequadas a todos os perfis de investidores. Embora os CFDs de criptodivisas já estejam regulamentados em vários países, o mesmo não ocorre com as criptomoedas reais, pois estas ainda carecem de marco regulatório na maior parte do mundo.
De fato, o comportamento dos preços de ativos financeiros costuma se repetir, especialmente em condições análogas de mercado. Contudo, existem apenas probabilidades, já que não há garantias de que isso sempre ocorrerá, muito menos da mesma forma e na mesma medida. Ou seja, rendimentos obtidos no passado não servem como indicativo de resultados futuros. Por conseguinte, seu capital está em risco.
O conteúdo deste artigo não é e nem deve ser considerado, em nenhuma hipótese, algum tipo de aconselhamento, recomendação, incentivo, consultoria ou assessoria sobre investimentos. Do mesmo modo, não pode ser usado como base para o fechamento de contratos, acordos, compromissos, ou para a tomada de decisões financeiras de qualquer natureza.