A princípio, a expressão Market Maker, independente de ser uma corretora, banco, etc, se refere a uma instituição capaz de criar mercado. Isto é, a sua principal função é dar liquidez ao mercado, tornando-o dinâmico, fácil de operar, permitindo aos compradores e vendedores oportunidades de negociar seus ativos financeiros, ainda que não existam contrapartes interessadas.

Primordialmente, precisamos saber que existe uma regra de ouro: uma operação financeira só é possível quando existe alguém querendo comprar e alguém querendo vender um ativo. Sendo assim, como nem sempre é possível ter um vendedor e um comprador de um determinado ativo querendo fazer negócio no mesmo momento, o Market Maker assume o papel de uma dessas partes.
Em outras palavras, caso tenha alguém querendo vender um instrumento financeiro não muito conhecido e nesse mesmo momento não existe alguém querendo comprá-lo, tal pessoa pode ficar esperando um comprador por longo tempo. Certamente que isso gera um grande incômodo, pois muitas vezes o vendedor tem pressa em fazer essa operação.
Mas isso geralmente ocorre com ativos pouco conhecidos e negociados, onde não existe uma grande interesse por parte dos investidores. Dessa maneira, a corretora Market Maker surge como a solução perfeita resolver essa questão, pois ela mesma comprará ou venderá os ativos caso não haja contraparte.
Market Maker: maior liquidez ao mercado
Em síntese, sua função é dar liquidez ao mercado. Mas por que isso ocorre? Principalmente por causa da famosa lei da oferta e da procura. Em princípio, os investidores preferem os ativos mais conhecidos, principalmente devido a grande liquidez que possuem, já que para estes ativos sempre existem compradores e vendedores.
Veja também: Corretoras PAMM
No entanto, caso não houvesse Market Makers, quem se interessaria pelos ativos de menor expressão, já que seria difícil encontrar compradores? Por isso, existem os Criadores de Mercado para dar liquidez a ativos menos conhecidos, tornando-os mais atrativos ao investidor. Visto que eles garantem ao investidor a compra ou venda do ativo na hora que ele desejar.
Contudo, no caso dos títulos públicos brasileiros e no mercado cambial, geralmente quem ocupa esse papel são instituições financeiras, bancos e corretoras. Por que eles são autorizados a exercerem essa função após cumprirem alguns requisitos estabelecidos pelos Banco Central. Só sendo aceitos se não apresentarem as restrições impostas pelo mesmo.
Corretoras Market Maker: CFD
Em primeiro lugar, precisamos deixar bem claro, para aqueles que ainda não conhecem, o que é um CFD (Contract For Difference – em português significa Contrato Por Diferença). Com efeito, se trata basicamente de uma forma mais simples de investir, sem burocracia incômoda, complicações e dores de cabeça desnecessárias.
Posto que para investir em CFD você não precisará adquirir a posse do ativo, mas simplesmente negociará em cima do seu valor. Portanto, não precisará ter cumprir as burocracias normais de quem adquire a posse desses ativos financeiros. Você pode investir em CFDs de instrumentos financeiros com muita facilidades e poucos cliques no mouse.
Vale ressaltar que milhões de traders investem todos os dias em uma infinidade de ativos financeiros mediante CFD, através de corretoras Market Maker confiáveis. Já que atualmente existe um bom número dessas corretoras oferecendo os seus serviços online de forma fácil e descomplicada, democratizando o acesso ao que antes era restrito somente a grandes investidores.
Market Maker: criando mercado para ativos financeiros
No caso das corretoras Market Maker CFD, elas criam mercado para os ativos financeiros que oferecem em suas plataformas. Portanto, no caso dos traders de varejo que desejam fazer investimentos em CFDs de certos ativos, seja ordens de compra ou venda, a própria corretora cumprirá esse papel da contraparte.
Isso permite que sua ordem seja cumprida imediatamente, ou seja, você não precisa esperar um comprador ou vendedor despertar o interesse no seu ativo. Em suma, uma corretora Market Maker, embora seja tida com desconfiança por alguns, é fundamental para permitir um mercado dinâmico para os investidores varejistas.
Devido a sua atividade o as corretoras Market Maker propiciam um mercado movimentado de compra e venda, possibilitando aos pequenos investidores se manterem interessados em investir em CFD sobre a ampla gama de instrumentos financeiros disponíveis nos diversos mercados globais.
Após essa breve introdução, deixaremos abaixo uma lista de corretoras confiáveis (algumas Market Maker) que possibilitarão a você fazer investimentos de forma segura e rápida. Lembre-se, nós do investirnabolsa.com estamos familiarizados com um grande número de corretoras on-line, então nossas sugestões tem como base a nossa longa experiência.
Características das corretoras Market Maker
A princípio, uma das características fundamentais de uma corretora Market Maker é o alcance de suas negociações. Já que ela pode operar com uma grande variedade de instrumentos financeiros, em diversos mercados globais. O trader que optar por uma corretora desse tipo terá a sua disposição a oportunidade investir em ativos, como:
- Ações
- Matérias-primas
- Índices
- ETFs
Veja também: A IQ Option é uma corretora confiável e segura?
No entanto, um aspecto favorável que as corretoras do Market Maker apresentam é o fato de gerenciar internamente um mercado para seus investidores. Dessa forma, permitem aos seus traders a possibilidade de executar ordens de compra e venda, sem que seja necessário ter alguém no mercado executando uma ordem em sentido contrário. Isto é, elas se posicionam como contraparte nas operações de seus traders.
Independentemente do tipo de instrumento financeiro oferecido, a corretora sempre terá um preço de compra (bid) e um preço de venda (ask) para tal instrumento. Em outras palavras, quando um investidor abre uma ordem de compra ou venda, a corretora tenta procurar um pedido de outro investidor colocado na direção oposta em sua plataforma.
Mas se a corretora não encontrar, ela mesma assumirá a operação, atuando como contraparte. Isso garante a disposição e liquidez de ativos o tempo todo para o trader executar suas operações, independentemente delas gerarem lucros ou perdas para tal corretora. Situação esta que pode, segundo alguns especialistas, gerar conflito de interesse entre a própria corretora e seus investidores.
Em suma, em uma corretora Market Maker sempre haverá contrapartida para as operações, independentes de qual o instrumento financeiro ou mercado sejam escolhidos pelo investidor. Daí a importância de fazer trading apenas corretoras confiáveis, com as autorizações e regulamentos correspondentes e com processos transparentes ao executar ordens.
4 aspectos típicos de uma corretora Market Maker
- Como já mencionado, as corretoras do Market Maker são uma maneira muito rápida de investir. Isso garante que oportunidades para enviar ordens de venda ou compra estejam sempre disponíveis. A IQ Option tem uma plataforma superveloz: abra sua conta clicando aqui.
- Normalmente disponibilizam contas demo gratuitas e ilimitadas para que o trader possa treinar suas estratégias pelo tempo que quiser. A eToro é um bom exemplo disso: abra a sua conta clicando aqui.
- Elas geralmente permitem a abertura de uma conta com depósitos muito pequenos e oferecem ao investidor minoritário a possibilidade de operar com mini ou micro lotes.
- As plataformas dessas corretoras geralmente são fáceis de usar. Elas são altamente responsivas e suportam um alto nível de alavancagem.
A corretora Capital.com é uma alternativa útil para aqueles que desejam investir com apoio de Inteligência Artificial. Além disso, ela oferece até 9 contas de demonstração totalmente gratuitas e requer um depósito mínimo de somente 20 USD para começar a investir. (Clique aqui e abra agora mesmo sua conta de negociação na Capital.com).
A negociação de CFDs envolve um alto nível de risco. 82,67% dos investidores de varejo perdem dinheiro.
Como saber se sua corretora é Market Maker
Sem você tem alguma dúvida sobre se a corretora em que opera ou deseja operar é market maker ou não, te ajudaremos com algumas dicas importantes de como identificar isso sem muita dificuldade. Para tirar sua dúvida basta atentar para os 3 pontos abaixo, portanto, se a corretora for Maker Maker você:
- Não pode ver ou interagir com o fluxo de ordens (Order Book)
- Pode investir em nanos, minis e micro lotes
- Pagará spread nos ativos negociados, geralmente é fixo.
Não pode ver ou interagir com o fluxo de ordens
O livro de ofertas ou order book, em inglês, se trata de uma ferramenta auxiliar que os investidores usam com muita frequência para fazer trading. Ela ajuda na análise técnica, além de ser muito simples de usar, já que se trata simplesmente de uma lista com as ordens de compra e venda realizadas no mercado.

Esse nome é herança do antigo mercado acionário da bolsa que funcionava de forma manual. Como na época nem se sonhava com computadores essas informações eram marcadas em um caderno específico por um profissional. Mas com a chegada da tecnologia, essas informações passaram a ser registradas eletronicamente.
Contudo, essas informações continuam sendo muito úteis, ainda mais agora que são registradas de forma bem mais fácil de analisar. Todavia, se a sua corretora for Market Maker não disponibilizará o fluxo de ordens. Informações importantes de se ter em mente caso procure como começar a investir no mercado bursátil.
Pode investir em nanos, minis e micro lotes
Outra forma de identificar se uma corretora é Market Maker é verificando se a mesma permite operações com frações de lotes em CFDs de ativos financeiros. Já que um lote geralmente corresponde um certo números de ativos, o que torna relativamente pesado para o pequeno investidor aplicar algum dinheiro em um lote inteiro.
O fracionamento de lotes foi uma forma inteligente que o mercado encontrou de democratizar o investimento em qualquer tipo de ativo. Um lote é o valor mínimo autorizado por algumas corretoras (não Market Maker) para se investir. A quantidade de ativos padrão de um lote dependerá do mercado ao qual o mesmo pertence.
É algo padronizado pelas corretoras para facilitar e dar maior clareza as operações de trading. Sendo que o fracionamento geralmente ocorre em mini-lotes, micro-lotes e nano-lotes, cada um deles correspondendo a uma valor fracionado de um lote obviamente.
Pagará spread nos ativos negociados
As corretoras Market Maker criam mercado realmente, mas isso tem um preço. Elas cobram Spread em cima de toda operação realizada na plataforma. Isto é, ela custeia toda sua operação através de uma valor fixo cobrado do trader ao efetuar suas operações de compra ou venda.
Em síntese Spread é a diferença entre o preço de compra e venda de um instrumento finaceiro. Para ficar mais claro, vamos supor que você envie uma ordem de compra de uma ativo que custa 10 reais no mercado real para a corretora Market Market, se o Spread dela for 20 centavos, o valor do ativo na mesma será 10,20 reais.
Em contrapartida se você enviar uma ordem de venda de outro ativo, que custe 10 reais no mercado real, o valor do referido ativo na plataforma da sua corretora será de 9,80, esse é o preço que ela pagará para você. Contudo, com uma Market Maker você sempre conseguirá negociar seus intrumentos financeiros de forma ágial e rápida.
A XM é um broker market maker
A XM é um market maker que é popular pelos seus spreads variáveis baixos e vários tipos de contas sem comissões. O corretor oferece duas das plataformas de negociação mais populares do mundo que os negociadores podem escolher, ou seja, MetaTrader 4 (MT4) e MetaTrader 5 (MT5). De facto, a XM oferece 10 plataformas de trading, incluindo apps de trading para Android e iOS.
Os três tipos de conta disponíveis na XM são:
- Conta micro: apresenta spreads sem comissões a partir de 1 pip, tamanhos de lote micro de 1.000 e um volume de negociação de pelo menos 0,01 lote no MT4 e 0,1 lote no MT5.
- Conta standard: apresenta spreads forex sem comissões a partir de 1 pip, tamanhos de lote padrão de 100.000 e tamanhos de negociação de pelo menos 0,01 lote.
- Conta ultra-low: oferece spreads mais apertados a partir de 0,6 pips sem comissão e um volume de negociação de pelo menos 0,01 lote (ultra padrão) ou 0,1 lote (micro ultra).
O requisito de depósito mínimo inicial para abrir uma conta com este broker para uma conta Micro ou Standard, são necessários $5, enquanto que para uma conta Ultra-low, são necessários $50. A cobertura é permitida em cada tipo de conta.
XM tem o poder de reunir mais de 5 milhões de clientes em todo o mundo e executa mais de 2,4 mil milhões de transacções com zero requotes ou rejeições. Clique aqui para abrir a sua conta XM.
Cerca de 77,37 % das contas CFD de varejo perdem dinheiro.
IQ Option: corretora Market Maker global
A IQ Option se trata de uma corretora que vem alcançando um sucesso vertiginoso, ou seja, os seus números não param de crescer com o passar do tempo. Já são mais de 48 milhões de usuários cadastrados nesta corretora em mais de 220 países.
Além disso, a IQ Option conta com uma plataforma de trading das mais modernas e intuitivas já encontradas. Na verdade é uma das mais utilizadas em vídeo-tutoriais sobre trading no YouTube. Devido ao seu belo design, facilidade de uso e cores vibrantes vem sendo muito utilizada pelos profissionais trading para explicar suas estratégias em vídeo, lives e cursos.
Confira também: O que é a plataforma Currency.com?
Outra vantagem da plataforma da IQ Option é sua seção educacional que pode ser acessada por qualquer pessoa que baixar a plataforma. Nessa seção os usuários em acesso a uma vasta videoteca com vídeos de fácil entendimento disponibilizados pela corretora para que os seus usuários aprendam, não apenas a usar a plataforma, mas também os passos básicos do trading.
Notícias novas também é um ponto forte da plataforma da corretora Market Maker IQ Option, nela você pode acessar as informações mais atualizadas que tenham alguma relação ou influencia sobre os mercados. Novidades sobre ações, criptomoedas, ETFs, Forex, etc. são disponibilizados na plataforma ao selecionar certos ativos dentro dela.
IQ Option: conta demo gratuita e irrestrita
A corretora IQ Option também disponibiliza uma conta demo grátis e ilimitada. Conhecida como conta de treinamento na plataforma, a conta de demonstração tem um propósito bem definido. Ela é útil principalmente para investidores novatos que não tem muito conhecimento nessa área e que precisam aprender sobre como funciona o trading.
A conta demo da IQ Option permite aos usuários aprenderem a operar usando dinheiro virtual (um dinheiro de mentirinha), assim elas não correm risco de prejuízo. Mas após esse período de aprendizado quando o investidor principiante se sentir seguro de si mesmo, ele poderá mudar para conta real com apenas um clique.
Todavia, para usar a conta real e investir dinheiro de verdade o usuários precisará fazer um depósito para poder usar na plataforma. A grande vantagem está no fato de que na IQ Option esse valor é de apenas 10 dólares, ou seja, um dos menores valores de mercado para depósito inicial em uma corretora Market Maker.
Outras corretoras disponíveis no mercado cobram valores absurdos impedindo com isso que qualquer oportunidade de investimento se torne inviável para principiantes e pessoas com poucos recursos disponíveis. A IQ Option é realmente uma corretora que veio para quebrar paradigmas e fazer a diferença nesse setor. (Abra sua conta de negociação na IQ Option clicando neste link).
Cerca de 76 % das contas CFD de varejo perdem dinheiro.
Instrumentos financeiros diversos
Como já dissemos, na IQ Option o investidor tem a oportunidade de investir em diversos mercado e instrumentos financeiros. Isto significa que você poderá usar o saldo disponível para aplicar em estratégias de trading para lucrar com CFDs de ações, índices, matérias-primas, forex, etc…
Nessa corretora você pode investir em ações de empresas gigantes de grandes potencias econômicas mundiais. Nela vemos ações de empresas de tecnologia de ponta como a Tesla e Apple, também da grande rede social Facebook e de empresas poderosas no comércio eletrônico como Alibaba, Amazon e eBay.
Em se tratando do mercado Forex, a IQ Option trabalha com os pares mais conhecidos do mundo, principalmente aqueles atrelados às moedas mais fortes do mundo como euro e o dólar. Veja alguns pares apreciados pelos investidores: EUR/USD, GBP/USD, EUR/JPY, EUR/GBP, etc…
Conheça também: Quais as melhores corretoras para Intraday?
Há também o mercado do futuro: as criptomoedas. Elas também estão presentes na plataforma IQ Option. Além da primeira e mais famosa de todas criptodivisas, o Bitcoin, temos sua variante, o Bitcoin Cash, além da Ethereum, a Litecoin, a XRP, EOS, entre outras.
Capital.com: uma gama muito vasta de activos
A Capital.com é um dos principais market makers, particularmente em termos da sua gama de activos. Na plataforma, você pode negociar CFDs em pares de moedas Forex, índices de ações, commodities, criptomoedas e ações.
Existem mais de 6.400 mercados na Capital.com, o que torna o corretor um dos maiores criadores de mercado para aqueles que desejam diversificar seu portfólio e investir em diferentes produtos financeiros graças aos CFDs. Convidamo-lo a abrir uma conta demo e a navegar na plataforma através deste link.
Capital.com é um broker regulado e de confiança, licenciado pela CySEC, a autoridade supervisora do Chipre. Com esta licença, o corretor online pode operar em toda a União Europeia e noutros países, devido à sua licença global, como o Brasil. Há 455.000 pessoas com uma conta aberta no corretor e as transacções efectuadas excedem os milhões por dia.
Apesar de ser um broker market maker, os spreads são baixos, o que permite aos traders otimizarem as suas transacções e não perderem muito devido à grande diferença entre o preço de compra e o preço de venda, que está presente em muitos outros brokers online.
Cerca de 84 % das contas CFD de varejo perdem dinheiro.
Avisos de Risco:
Os CFDs são instrumentos complexos e possuem alto risco de perder dinheiro rapidamente, principalmente com o uso da alavancagem. O investidor deve considerar se realmente entende como funcionam os CFDs e se pode se expor ao alto risco de perder o seu capital.
As criptomoedas são instrumentos voláteis que podem flutuar amplamente em curto período (não adequadas a todos os investidores). Com exceção dos CFDs, o comércio de criptoativos não é regulamentado em várias partes do mundo, não contando com nenhum marco regulatório nessas localidades.
Rendimentos passados não é um indicativo de resultados futuros. Seu capital está em risco.