O que é o TradingView e como usá-lo?
Deixemos que a própria plataforma fale por si.
‘Uma social network com mais de 30 milhões de traders e investidores que usam os melhores gráficos do mercado com funcionalidades de análise e mercados globais. Com a plataforma TradingView é possível seguir os seus instrumentos financeiros preferidos, encontrar dicas de trading, falar com outras pessoas, reconhecer as tendências do mercado e acompanhar as suas ordens diretamente nos gráficos’
Antes de mais nada, a TradingView Inc é uma empresa americana do setor de serviços, fundada em 16 de abril de 2013 e que opera no setor das comunicações e serviços de internet. Portanto, não se trata de uma corretora de trading online como a eToro ou a Capital.com.
Mas é fundamentalmente uma plataforma de negociação multibroker que permite se reunir com outros traders, fazer análises e negociar com vários instrumentos financeiros, uma vez conectada a uma das corretoras associadas. Seus mais de 30 milhões de usuários se assumem satisfeitos com a plataforma TradingView. Vejamos os motivos.
Leia também: Trust Investing funciona?
Analisaremos os gráficos, os custos, a conta demo e as opiniões de quem usa essa plataforma, para que saibamos se ela pode ser considerada uma opção válida para quem deseja começar a investir na bolsa. Igualmente veremos quais as corretoras suportadas pela TradingView.
Confira abaixo uma lista com algumas das melhores corretoras CFD do mercado, entre elas temos a Capital.com que pode ser conectada a TradingView. Por outro lado, as demais, apesar de não serem associadas a TradingView, possuem conta demo gratuita e plataforma com ótimo desempenho.
O que a TradingView oferece gratuitamente
A princípio, a TradingView funciona em parceria com plataformas de negociação online, como a Capital.com, para permitir aos traders de efetuarem operações reais em mercados de todo o mundo.
Em resumo, a TradingView oferece os seguintes serviços:
- Uso de uma plataforma de trading online com gráficos em tempo real e indicadores de análise técnica e fundamental (dependendo do plano contratado, pode haver algumas restrições no uso dessas ferramentas).
- Acesso a ativos financeiros dos mercados mundiais.
- Dicas e sugestões de outros traders com os quais se pode interagir.
- Notícias sobre a economia dos maiores países do mundo.
- A possibilidade de fazer screening de ações, criptomoedas e divisas forex para validar ou filtrar os ativos segundo critérios específicos. Por exemplo, é possível buscar pelas ‘criptomoedas com melhor performance’ ou ‘as melhores ações americanas’.
- Permite aos traders desenvolver indicadores e estratégias personalizadas. A comunidade já conta com mais de 100.000 scripts customizados.
Uma das grandes corretoras CFD de podem ser conectadas a TradingView é a Capital.com. Ela conta com inteligência artificial que ajuda os usuários da plataforma a terem um melhoramento contínuo de performance, além de disponibilizar mais de 6 mil ativos financeiros para negociação. (Clique neste link e abra uma conta gratuitamente na corretora Capital.com).
A negociação de CFDs envolve um alto nível de risco. 82,67% dos investidores de varejo perdem dinheiro.
Vejamos agora alguns detalhes dessa plataforma.
Plataforma da TradingView
O software de negociação da TradingView apresenta ótima performance, sobretudo quando se trata de análise técnica avançada. Igualmente, ele também permite a interação entre os traders da plataforma, permitindo a eles estabelecerem conversações sobre investimentos.
Por exemplo, os usuários podem discutir entre si sobre novas estratégias de investimento ou as tendências que diferentes instrumentos financeiros podem seguir, por exemplo. A plataforma é composta por diversas seções que explicaremos como funcionam a seguir.
Confira ainda: Como funciona Coinbase: comprar criptomoedas
Barra de ferramentas superior da TradingView
A barra de ferramentas superior da TradingView conta com diversos instrumentos bastante úteis. Ou seja, basta dar uma olhada que intuitivamente você reconhecerá suas funcionalidades. Todavia, para facilitar a vida de quem é iniciante no tema, deixamos abaixo uma imagem com todas as ferramentas enumeradas:
Certamente que ao usá-la, você vai querer experimentar os diferentes tipos de gráfico. Para que possa fazer isso, basta clicar no botão número (2) mostrado na imagem acima. Contudo, esse é um botão não muito usado, já que a maioria dos usuários preferem o gráfico de barras mesmo. Eu, pessoalmente, prefiro as velas japonesas, a segunda opção.
Time frime do gráfico
O time frame se encontra a esquerda, representado pelo número um (1) na imagem. Contudo, quem usa a versão gratuita do TradingView, não pode personalizar o seu time frame particular, mas poderá usar a versão clássica encontrada na maioria das plataformas.
A princípio, quando você passa o cursor sobre as diversas opções de time frame, surgirá uma estrela a direita. Mas ao clicar sobre a mesma, ela se torna mais evidente, o que significa que aquele intervalo de tempo será gravado como preferido. Ele ficará em destaque em cima do gráfico.
Visto que isso permite um acesso mais fácil e rápido, um atalho muito útil ao se fazer análise gráfica. Ademais, a possibilidade de alternar rapidamente entre os diferentes intervalos de tempo será de grande ajuda na compreensão dos movimentos do preço de qualquer ativo.
Indicadores para análise técnica
O botão corresponde aos indicadores está representado pelo número três (3). Ele permite acesso a todos os indicadores da plataforma. Se acaso você quiser usar um indicador específico poderá buscá-lo com esse botão de forma muito prática. Pois, basta digitar o nome dele e aparecerá todos as opções de indicadores com nome similar.
Além disso, os usuários têm total liberdade para poder adicionar qualquer indicador aos seus gráficos. Igualmente é possível eliminar qualquer indicador adicionado por erro com um simples ctrl-z (ou cmd+z no caso de um mac).
Em seguida, encontramos o botão correspondente aos modelos de indicadores (número 4) e o botão para definir alertas (número 5). No botão 6 é possível definir quantos gráficos serão exibidos em tela; o 7 serve para salvar os gráficos na condição em que se encontram. Para configurar o gráfico se usa o botão 8 e para exibi-lo em tela cheia, o número 9.
Barra de instrumentos inferior do TradingView
Antes de tudo, a barra de ferramentas inferior permite a você ter acesso a muitas informações e dados diversos. Mas não há necessidade de se preocupar, pois é possível reduzir o tamanho dessa área, caso você não tenha grande interesse nestas informações.
Todavia, nesta barra de ferramentas existem muitas funcionalidades úteis.
Em primeiro lugar, temos o fuso horário, que se encontra do lado direito, sobre o pequeno ícone da máquina fotográfica. É possível modificar o fuso horário com base nas próprias necessidades. Ele é atualizado automaticamente de acordo com o local do mundo onde você se encontra.
De fato, é uma ótima solução para quem viaja frequentemente ou possui uma conta compartilhada com outros usuários e dispositivos.
Em princípio, o ícone da máquina fotográfica permite fazer screenshots (prints da tela) da janela principal. Ou seja, se trata de uma funcionalidade muito útil para registrar operações e dados ou para compartilhar o próprio gráfico com outras pessoas.
Veja também: Tipos de Gráficos de Trading
Assim sendo, ao clicar no referido ícone é gerada automaticamente uma URL da imagem, permitindo ao usuário salvá-la ou tuitá-la, caso tenha interesse.
Com efeito, o painel de negociação é um pouco mais interessante. Visto que permite acesso ao Paper Trading, que na prática é uma conta de demonstração da plataforma TradingView.
Se acaso você deseja ativar essa funcionalidade, mas se conectando com a conta demo de sua corretora (por exemplo, a Capital.com), deve clicar sobre o ícone “engrenagem” a direita e selecioná-la entre as disponibilizadas.
Isso permitirá que você faça trading usando o software da TradingView sem a necessidade de acessar a plataforma de sua corretora.
Como criar uma conta na plataforma TradingView
Antes de tudo, vejamos como criar uma conta, mas caso você já tenha uma, basta passar para o tópico seguinte, onde ficará sabendo quais os diferentes tipos de conta oferecidos pela TradingView e o que cada uma delas oferece. Uma vez que esteja no site da TradingView, clique em “inscrever-se” no canto superior direito. Siga as instruções e crie sua conta gratuitamente.
Confira como abrir uma conta na TradingView no vídeo abaixo:
A contra gratuita na plataforma permite desfrutar das seguintes vantagens:
- Acesso aos gráficos.
- 3 indicadores por gráfico.
- Salvar um layout gráfico.
O lado negativo é que, ao usar uma conta gratuita, você terá que conviver com anúncios publicitários. Mas vale informar que, embora sejam um pouco incômodos, eles não são muito invasivos. Por outro lado, com uma conta paga você não será importunado por este tipo de publicidade.
Verão de teste da platafora TradingView
No entanto, caso não esteja seguro de que realmente deseja pagar por uma conta na plataforma TradingView, recomendo que você experimente a versão de teste por um mês. Pois com ela você terá acesso a todas as ferramentas da plataforma e durante o tempo necessário para saber como ela funciona.
No entanto, o teste da plataforma dura somente um mês, logo após esse período será debitado o valor correspondente a versão da conta que você escolheu no momento da inscrição.
Mas caso decida cancelar o teste, basta clicar no ícone correspondente ao seu perfil (no canto superior direito da tela) e acessar “Conta e Cobrança”. Nesta seção você pode ver e cancelar todas as assinaturas que porventura tenha feito junto a TradingView.
A Capital.com permite a conectar a conta de seus usuários a plataforma TradingView e desfrutar de suas funcionalidades. Com a vantagem de poder negociar nos principais mercados financeiros disponibilizados por essa corretora, como ações, criptos, índices, commodities e muitos mais. (Clique aqui e abra uma conta de negociação na Capital.com agora).
A negociação de CFDs envolve um alto nível de risco. 82,67% dos investidores de varejo perdem dinheiro.
Como funciona a plataforma TradingView?
Antes de tudo, ela é apresentada na homepage da TradingView, onde são mostrados conteúdos únicos e perspectivas de mercado interessantes, propostas por autores/traders. Logo após, mais abaixo, se encontram ideias (sugestões, conselhos, postagens) organizadas em ordem cronológica de escrita e subdivididas de acordos com os principais mercados, como ações, forex, etc.
Acessando a seção “Ideias”, você encontra não somente artigos, mas vídeos educacionais e com conteúdo variado sobre os mercados.
Do lado esquerdo, por sua vez, você tem uma visão panorâmica dos mercados (cotações e outras variáveis) subdivididas em Índices, Forex, Futures, Cripto e Títulos. Do mesmo modo, há informações sobre ações e notícias breves. Contudo, a TradingView é mais conhecida pelos gráficos e seus múltiplos indicadores de análise técnica e fundamental.
Leia o artigo: As 3 Melhores Plataformas de Trading
Como acessar um gráfico na TradingView
Para poder ver um gráfico, basta digitar na barra de pesquisa no topo da tela o nome ou código correspondente ao ativo desejado e a plataforma TradingView exibirá o mesmo com suas informações básicas.
Confira os detalhes exibidos:
- Gráfico modificável de acordo com as preferências do usuário, podendo adicionar indicadores e osciladores.
- A lista de favoritos (watchlist).
- As informações relacionadas ao ativo. No caso de ser a ação de alguma companhia são mostrados os seguintes dados:
- Performance nos diversos intervalos de tempo.
- Estatísticas relacionadas a volume.
- Resultados econômicos.
- Estimativas previsionais de lucro.
- Sentimento dos analistas.
- Oferta de sinais de trading.
Enfim, se trata realmente de um software de trading completamente personalizável que pode ajudar muito nas análises de produtos financeiros. Apesar de ser uma ferramenta prática e intuitiva, aprender a usar corretamente todas as funcionalidades do gráfico da TradingView não é algo que pode ser feito em um dia.
Pois requer algum tempo para o treinamento necessário, como acontece com qualquer plataforma profissional de alto nível. Todavia, isso não significa que seja um tarefa muito difícil e complicada aprender a manejar a plataforma, pois ela foi desenvolvida para oferece a máxima praticidade aos seus usuários.
Na TradingView você encontrará uma infinidade de ativos, entre eles:
- Ações americanas;
- Índices (SP500, Nasdaq100, etc.);
- Títulos;
- Criptomoedas;
- Matérias-primas (petróleo, ouro, etc.);
- Divisas forex (EUR/USD, etc.);
- Futuros;
- CFD.
A conta demo TradingView
A TradingView oferece também uma conta de demonstração chamada Paper Trading que permite ao usuário acompanhar as operações de compra e venda nos mercados mundiais sem arriscar dinheiro de verdade. Para que possa acessar a conta demo, basta abrir o painel de trading abaixo do gráfico e selecionar o Paper Trading entre as várias corretoras listadas.
Mas conectando a plataforma TradingView a uma corretora associada, é possível usar a conta demo da corretora. Ademais, a plataforma também conta com um app de trade que estão entre os melhores da atualidade, através dele é possível se manter atualizado sobre as mais importantes notícias econômicas, monitorar os gráficos de onde quer que você esteja e a qualquer momento.
Como usar a TradingView para fazer trading?
Repetimos que o TradingView não é uma corretora e por isso não funciona como intermediário financeiro direto para permitir operar nos mercados mundiais. Por essa razão, ela estabelece parcerias com corretoras online que permitem conectar suas contas com a da plataforma. Mas como usar a TradingView para negociar?
Dada a preciosidade dos seus instrumentos e funcionalidades, a plataforma TradingView pode ser usada para análises técnica e fundamental. Mas no momento de operar realmente, as ordens serão efetuadas através da própria corretora.
Não deixe de ler: Plataforma Demo de Trading: O que é e com qual começar?
Quais as corretoras suportam a plataforma webtrader TradingView?
Corretoras suportadas pela TradingView
As corretoras atualmente suportadas são:
- Pepperstone
- FXCM
- Currency.com
- Capital.com
Nesse artigo veremos como conectar a corretora Capital.com a plataforma TradingView. Vale lembrar que os processos são praticamente os mesmos (ou similares) para as outras duas corretoras mencionadas acima.
Capital.com
A Capital.com surgiu nos últimos anos, mas é uma corretora CFD inovadora e completa. Além disso, ela é licenciada e disponibiliza aos seus usuários as seguintes vantagens:
- Conta demo ilimitada e com saldo virtual recarregável.
- Ferramentas para proteção do capital e redução do risco (como stop loss e take profit).
- Disponibiliza links de notícias econômicas atualizadas.
- Usa inteligência artificial para analisar o histórico de operações e oferecer sugestões para o melhoramento da performance do trader.
- Uma excelente seção educacional para a formação dos usuários.
- Sinais de trading para ajudar na abertura e fechamento de operações.
- App de trade para negociações 24/7.
- Spread entre os mais competitivos do mercado.
- Alta velocidade de execução de ordens.
- Segurança e proteção de dados com adoção de tecnologia de vanguarda.
A Capital.com é uma corretora completa que oferece aos seus usuários uma experiência de trading única e altamente performática. Com essa corretora você terá a sua disposição cerca de 30 milhões de traders com os quais poderá trocar informações e dicas relacionadas a investimentos na plataforma.
Como você já sabe a Corretora Capital.com, estabeleceu uma parceria com a TradingView, permitindo aos seus milhões de usuários desfrutarem de todos os recursos que essa excelente plataforma oferece. Confira neste link mensagem de boas-vindas da plataforma TradingView a todos que fazem parte da Capital.com.
A corretora Capital.com disponibilza seu app de trade nas maiores lojas de aplicativos, onde você pode baixá-lo e instalar de modo prático, fácil e rápido. Ele é leve e conta com funcionalidade simples, permitindo uma excelente experiência aos seu milhões de usuários em todo o mundo. Clique aqui e abra uma conta gratuitamente na Capital.com.
Cerca de 83,51 % das contas CFD de varejo perdem dinheiro.
Custos da TradingView
Existem diversos planos que podem ser contratados para usar a plataforma TradingView. Do plano Basic, que não custa nada e só oferece as funcionalidades básicas da plataforma, ao plano Premium, o mais caro, custando cerca de 500$ ao ano.
Além disso, o pagamento pode ser efetuado de forma mensal ou anual por meio de cartões de débito/crédito e conta PayPal. Mas os pagamentos anuais também podem ser feitos com Bitcoin.
Para que possa obter os dados em tempo real e poder negociar em diversas bolsas mundiais há encargos extras que giram em torno de 1$ a 30$. Para que possa operar nas principais bolsas do mundo NYSE, NASDAQ, Milão e Londres o custo gira em torno de 2$ ao mês. Mas a negociação nos mercados Forex e Cripto é gratuita.
Em suma, o usuário deve observar se no final das contas, todos esses custos adicionais são pessoalmente sustentáveis. Estas cobranças extras podem ser encaradas como uma desvantagem da TradingView.
Planos e preços da TradingView
Em princípio, a plataforma TradingView oferece quatro distintos planos, o primeiro deles é o Basic, existem também as opções Pro, Pro+ e Premium, cada um com um preço distinto. Vejamos o resumo dos diversos planos disponibilizados por esta plataforma:
Plano Basic
Preço: 0$ por mês
Este é um plano perfeito para iniciantes em análise gráfica. Sem dúvida alguma é muito útil; embora seja simples, oferece muitas opções. Este plano conta com mais de 100 mil indicadores técnicos que podem ser usados totalmente de graça. Além disso, existem diversas ferramentas inteligentes para a análise técnica dos gráficos.
Por ser gratuito, este plano possui algumas limitações, como no caso de poder utilizar somente 3 indicadores por gráfico, um gráfico por página e de configurar apenas um ativo por vez. Mas o Basic pode ser a solução ideal para quem deseja usar o software conectado a plataforma de uma corretora, como a da Capital.com, por exemplo.
Leia ainda: Bitblue vs IQ Option: qual a melhor?
Plano Pro
Preço: 14,95$ por mês
Quem contrata este plano não sofrerá com a publicidade inoportuna e pode ver até dois gráficos na tela principal. Dessa forma, será possível fazer comparações entre diferentes gráficos do mercado no qual se está negociando.
Uma outra vantagem do plano Pro é que ele permite o uso de até 5 indicadores ao mesmo tempo sobre o mesmo gráfico; entre eles indicadores de volume (importantes para uma análise completa do mercado).
Esse plano é voltado a usuários que possuem um pouco mais de experiência em análise técnica e que não querem ver nenhum tipo de publicidade enquanto analisam os gráficos de preço. Uma outra vantagem do plano Pro é que ele permite a configuração de até 10 alertas simultâneos, para que a plataforma avise o usuário sobre situações particulares de preço.
Se trata de um plano relativamente barato, perfeito para análises gráficas com mais comodidade, inclusive com uso de indicadores de volume.
Plano Pro+
Preço: $29.95 por mês
O plano Pro+ é destinado a traders especializados que precisam estudar um número maior de gráficos de forma simultânea. Ele oferece a possibilidade de usar até 10 indicadores por gráfico, também permite a exportação de dados do mesmo, além de possibilitar a configuração de um número maior de alertas simultâneos.
Em suma, se trata de um plano perfeito para traders especialistas que precisam fazer diversas análises diariamente.
Plano Premium
Preço: $59.95 por mês
Esse plano oferece todas as ferramentas necessárias para fazer um estudo completo do mercado. Assinantes deste plano podem usar até 25 indicadores simultâneos no mesmo gráfico, sendo possível abrir até oito gráficos em uma única tela para análises comparativas.
O plano Premium também oferece gráficos com time frame na casa dos segundos, para que os traders que se dedicam ao “scalping” possam estudar os mínimos movimentos de preço.
Se trata do plano mais completo, aconselhado para traders avançados.
TradingView App
Seja qual for o aplicativo usado, uma recomendação que se faz frequentemente é sempre dispor da última versão dele instalada no seu aparelho. Em outras palavras, mantê-lo sempre atualizado. Mas quando se trata de aplicativos financeiros, esses cuidados devem ser redobrados, já que nesse caso a segurança é de vital importância.
O aplicativo de trading para smartphone da TradingView possui alto desempenho e conta com todas as funcionalidades presentes na plataforma de negociação para desktop. O que permite seguir os mercados de forma avançada e com todos os recursos disponíveis, independente do lugar onde você se encontre.
Certamente que o aplicativo TradingView é excepcional, especialmente se estiver conectado a uma corretora como a Capital.com.
Opiniões sobre o TradingView
De acordo com as opiniões de usuários a plataforma TradingView é uma das mais apreciadas a nível mundial. A maioria dos que a usam, aprovam a sua performance.
Sobretudo, por contar com mais de 200 mil ideias de trading compartilhadas todos os meses. Do mesmo modo, dispõe de mais de 100 mil indicadores e estratégias criadas e personalizadas pelos usuários. Uma rede social de investimentos dinâmica que atende aos anseios de traders novos e experientes.
Conclusão
TradingView é uma rede social de trading online, onde qualquer pessoa pode fazer perguntas, comentar, dar conselhos e dicas sobre investimentos e estratégias de negociação. Os gráficos são dotados de instrumentos que permitem uma análise técnica profissional e personalizada.
Se trata de uma plataforma que pode ajudar traders iniciantes a conhecerem melhor o mercado e aos experientes a ampliarem seus horizontes com novas ideias e estratégias de investimento.
Por fim, a Tradingview não é uma plataforma de negociação, por isso ela precisa estar conectada a uma plataforma de uma corretora para poder realizar operações de compra e venda de instrumentos financeiros. Uma das opções mais interessantes em corretoras que podem ser conectadas a ela é a Capital.com.
Guias de trading indicados
- 1 – Guia da Corretora IQ Option.
- 2 – Guia da Corretora eToro.
- 3 – Guia da Corretora Capital.com.
- 4 – Guia da Corretora Currency.
- 5 – Guia da Corretora XM.com.
- 6 – Guia da Exchange Binance.
- 7 – Guia da Exchange Kraken.
Avisos de Risco:
Em princípio, os CFDs são derivativos financeiros complexos e possuem alto risco de perder dinheiro rapidamente, principalmente com o uso da alavancagem. Sendo assim, o investidor deve considerar se realmente entende como os contratos por diferença funcionam e se está disposto a correr o risco de perder o seu capital operando com eles.
Do mesmo modo, as criptomoedas são instrumentos voláteis que podem flutuar amplamente em curto período, por isso não são adequadas a todos os perfis de investidores. Embora os CFDs de criptodivisas já estejam regulamentados em vários países, o mesmo não ocorre com as criptomoedas reais, pois estas ainda carecem de marco regulatório na maior parte do mundo.
De fato, o comportamento dos preços de ativos financeiros costuma se repetir, especialmente em condições análogas de mercado. Contudo, existem apenas probabilidades, já que não há garantias de que isso sempre ocorrerá, muito menos da mesma forma e na mesma medida. Ou seja, rendimentos obtidos no passado não servem como indicativo de resultados futuros. Por conseguinte, seu capital está em risco.
O conteúdo deste artigo não é e nem deve ser considerado, em nenhuma hipótese, algum tipo de aconselhamento, recomendação, incentivo, consultoria ou assessoria sobre investimentos. Do mesmo modo, não pode ser usado como base para o fechamento de contratos, acordos, compromissos, ou para a tomada de decisões financeiras de qualquer natureza.