Antes de mais nada, sabemos que as criptomoedas e as blockchains estão intimamente ligadas. Ou seja, as moedas criptográficas e produtos digitais do gênero só existem graças as cadeias de blocos. Mas as primeiras opções, como a rede Bitcoin, apesar de inovadoras na época, apresentam limitações sérias. Diante disso que surgiram opções como a Binance Smart Chain (blockchain dos Binance Coins).
Mas, antes de entrarmos fundo neste assunto, precisamos esclarecer para os mais leigos o que é uma blockchain (cadeia de blocos). Em resumo, podemos dizer que uma cadeia de blocos se trata de um sistema elaborado com intuito de evitar fraudes com as criptomoedas. Já que as mesmas se tornam rastreáveis desde o momento de sua criação.
Igualmente, elas funcionam de modo semelhante a um livro caixa público de grandes proporções. Pois registra todas as operações de negociação de criptodivisas de modo seguro e com rapidez, permitindo a qualquer um verificar sua integridade. Se trata de um sistema descentralizado sem intermediários.
Blockchains como a da Binance Chain (BC) possuem como vantagem a alta velocidade e baixo custo de operação. Para que isso seja possível a cadeia de blocos da Binance emprega o termo de consenso tendermint, que aporta muitas vantagens. Contudo, apesar de veloz, a BC possui algumas limitações de funcionamento.
A Binance conta com duas blockchains que atuam de forma coordenada garantindo mais velocidade e um menor custo para as operações realizadas na plataforma. Devido aos investimentos em inovação e uso de tecnologia de ponta, sua plataforma apresenta melhor performance a cada dia que passa.
Binance Coins: BC & BSC
Em princípio, os desenvolvedores da Binance Chain buscavam elaborar uma plataforma superior a Ethereum. Visto que essa última apresenta alto custo de operação e, além disso, permite operações com DeFi (finanças descentralizadas), smart contracts (contratos inteligentes) e DApps (aplicativos inteligentes).
A Binance Chain foi lançada em meados do primeiro semestre de 2019, seu intuito principal sempre foi permitir negociações quase instantâneas. Entretanto, a maior velocidade trouxe uma desvantagem: a impossibilidade de programar smart contracts. Posto que eles demandam maior poder de processamento.
Desse modo, a Binance decidiu lançar uma plataforma inteligente que atuasse de forma coordenada com a anterior. Um sistema que não apresentasse os mesmos gargalos que a cadeia de blocos Ethereum apresentou em 2017, que inclusive chegou a parar. Como resultado, em 2020 foi lançada a Binance Smart Chain.
Binance Smart Chain & Ethereum
Para quem está aprendendo o que é como investir em criptomoedas, vale frisar que a BSC apresenta uma vantagem básica com respeito a blockchain Ethereum, isto é, o modelo de consenso utilizado na validação das operações. Pois a Binance emprega um método mais avançado, o PoSA (proof-of-stake-authority), é justamente ele que permite a Binance operar com menores custos e grande velocidade.
Tudo é possível devido ao fato de a BSC ter sido desenvolvida para atuar como um sistema autônomo que operasse em conjunto com a BC. Ou seja, possibilitando a transferência de ativos entre elas com total facilidade. Ademais, a Binance Smart Chain é uma plataforma com código aberto, o que permite a qualquer interessado poder contribuir com o seu desenvolvimento.
BSC: blockchain de segunda geração
Como todos já sabem, os sistemas Bitcoin, Litecoin e outras criptomoedas foram desenvolvidos com blockchains de primeira geração. Sendo assim, possui uma tecnologia limitada e estão restritos somente a produção de criptomoedas. Em contrapartida, a Binance Smart Chain faz parte da segunda geração, mais avançada tecnologicamente.
Desse modo, ela conta com várias vantagens em relação as anteriores, além de estar preparada para lidar com smart contracts. Primordialmente, a BSC dispõe de código automatizado, o que lhe permite codificar de modo lógico serviços bancários, como empréstimos, por exemplo. Por fim, sua API é compatível com diferentes linguagens de programação.
Para mover fundos entre as blockchains BSC e BC de modo prático e simplificado existe a Binance Chain Wallet. Além de possibilitar acesso a fundos nas blockchains próprias, essa wallet também o permite a blockchain Ethereum. O token nativo da BSC é o Binance Coin (BNB), falaremos dele no próximo tópico.
Saiba também: Como negociar Ethereum?
O que são Binance Coins
Em resumo, podemos dizer que Binance Coin é o motor que coloca em funcionamento o Ecossistema Binance. Em outras palavras, se trata da criptomoeda nativa das blockchains BC e BSC. Ela foi lançada em uma ICO (Initial Coin Offering) entre os meses de junho e julho 2017, um número de 200 milhões de Binance Coins.
Isto é, pouco dias antes do lançamento da Binance Exchange no universo do trading online. Entre outras coisas, Binance Coins não concedem aos seus possuidores direito aos lucros gerados pela exchange, já que investir em BNB não significa investir na empresa por trás da bolsa de criptomoedas Binance.
A princípio, a Binance Coin foi desenvolvida para ser um token utilitário, usado como um atrativo para que os investidores aderissem ao ICO da exchange. Pois, a Binance promete vantagens, como descontos para quem usar sua criptomoeda como método de pagamento. Ou seja, nela é seguro investir em criptomoedas com uso da BNB.
A BNB é uma criptomoeda criada na blockchain Ethereum. Contudo, em 2019 foi lançada a BC e seus desenvolvedores resolveram migrar os tokens para a nova plataforma usando um padrão diferente. Por conseguinte, o token BNB passou a ser nativo da Binance DEX, sendo usado como instrumento para pagamento de taxas de transação.
No ano seguinte, a BSC foi inaugurada e o BNB sofreu uma nova adaptação, se tornando nativo dessa plataforma adotando um padrão distinto. Assim, cada blockchain da Binance ficou com sua versão de BNB. Pois os tokens da BC não foram eliminados, já que foram feitos ajustes para garantir a compatibilidade e conversão do BNB entre ambas blockchains.
Como funciona as Binance Coins
Como já dissemos antes, a origem da BNB aconteceu na rede Ethereum, na forma de token ERC-20. Na ocasião do ICO eram ofertadas um total de 200 milhões de criptomoedas. Entretanto, atualmente a oferta é bem menor em decorrência das queimas que acontecem periodicamente.
Isto é, a Binance destrói parte das criptomoedas armazenadas em sua própria tesouraria. Em resumo, podemos dizer que a queima é um procedimento trimestral que visa manter o controle sobre o preço da moeda. E o propósito da Binance é destruir um total de 100 milhões de BNBs, ou seja, a metade das criptomoedas lançadas.
Durante a curta trajetória do Binance Coin, a criptomoeda passou por diferentes etapas em três blockchains distintas, a Ethereum, Binance Chain e Binance Smart Chain. Assim sendo, atualmente a BNB é disponibilizada em três tipos nestas blockchains: BNB BEP-2 na BC, BNB BEP-20 na BSC e BNB ERC-20 na Ethereum.
De fato, a Binance é um ecossistema repleto de tecnologia, onde é possível negociar uma grande variedade de criptomoedas, ideal para pessoas tem interesse em como comprar Ethereum, Bitcoin, XRP, DogeCoin e inúmeras outras alternativas. Se você sabe o que é e como funciona wallet Bitcoin pode guardar suas moedas digitais com mais segurança.
Em que posso usar as BNB (Binance Coins)?
Como outras criptomoedas disponíveis no ecossistema Binance, a BNB pode ser usada como meio de pagamento para compras pela internet ou estabelecimentos comerciais físicos que a aceitem (através do Binance Pay). Além disso, a Binance Coin pode ser usada para pagamento de comissões de negociação.
Vale destacar que a BNB também é utilizada para pagar comissões por transação nas blockchains Binance Chain e Binance Smart Chain. Por fim a Binance Coin, por ser uma criptomoeda como qualquer outra, está disponível na plataforma Binance para operações de compra e venda e para ser aplicada em qualquer tipo de investimento disponibilizado.
É possível usar BNB nos seguintes investimentos na Binance Exchange:
- Empréstimos – o usuário pode pedir Binance Coin emprestado ou dar a BNB como garantia.
- Staking – tanto o Staking DeFi, quanto o bloqueado permite o uso de BNB.
- Poupança – é possível usar Binance Coin tanto na poupança bloqueada, como na flexível.
- Dual Investiment – a BNB pode ser utilizada em ambas as modalidades (alta-exercido e baixa-exercido).
- Binance Liquid Swap – é possível usar Binance Coin tanto para fornecer liquidez, bem como em operações de swap.
- Investimento Automático – A BNB é a primeira alternativa listada para investir de forma recorrente na Binance.
As opções listadas acima são apenas algumas das formas de usar Binance Coin para investir na maior bolsa de criptomoedas do mundo. Contudo, recomendamos que busque saber o que é Staking de criptomoedas, uma das mais usadas atualmente. Todavia, a BNB pode ser negociada em outras plataformas de criptomoedas, como acontece com as demais criptodivisas.
Outras informações sobre Binance Coins
Estima-se que milhões de Binance Coins já foram usados em gastos como viagens, compras diversas, em empréstimos, como recompensas. Igualmente na criação de contratos inteligentes e operações do mesmo gênero. Inclusive, muitos usuários da plataforma Binance optam por usar BNB no pagamento das taxas referentes as transações.
Já que fazendo isso os usuários obtêm certas vantagens e, por essa razão, milhões de BNBs já foram usadas para arcar com as comissões de centenas de bilhões de operações. Contudo, as taxas também podem ser pagas com outras criptomoedas que o usuário estiver disponível.
Todavia, com o desconto concedido pela plataforma, boa parte dos traders preferem usar o Binance Coin para efetuar este tipo de pagamento. Mas é preciso estar ciente de que as taxas de negociação dependem do volume mensal de operações e do saldo em BNB disponível na plataforma.
Por isso recomenda-se a quem deseja aprender como a Binace Exchange funciona e a traders que realizam muitas operações mensais que deem preferência a Binance Coin na hora de pagar suas taxas. Ademais, o esquema de descontos concedidos pela Binance segue um regulamento particular para trading spot e de futuros, vale a pena buscar essas informações antes de começar a operar.
Comprar ou investir em Binance Coins
A Exchange Binance conta com uma seção especial em sua plataforma denominada BNB Vault. Em síntese, podemos dizer que o BNB Vault é um provedor de rendimentos nessa criptomoeda. Isto é, dispondo de saldo em BNB é possível obter renda participando de operações em: Poupança Flexível, Launchpool, Staking DeFi, dentre outros.
Do mesmo modo, é possível ganhar recompensas. Mas, vale lembrar que existe um horário para assinatura e resgate das mesmas: das 21:10 às 20:50 horas (todos os dias). O BNB Vault permite aos usuários poderem participar de diversos projetos em paralelo, mas a soma dos rendimentos e juros obtidos são efetuados de forma individual seguindo as regras particulares de cada um.
Na seção BNB Vault da plataforma Binance você pode ver as expectativas de retorno em “APY estimada” ou “APY de ontem”, ambas situadas em “Minhas Recompensas”. Em “Minhas Participações” é possível efetuar e remover stake, comprar BNB para staking e participar do Launchpad, clicando nos respectivos botões.
Além disso, existem algumas guias com as opções:
Compre BNB
Lista locais onde você pode comprar Binance Coin, confira alguns:
- Spend – comprar e vender BNB com conta bancária,
- Coinflip – comprar BNB em caixa eletrônico,
- Genesis Block – comprar BNB com dinheiro,
- Brave – negociar BNB no navegador Brave,
- MetalPlay – comprar e vender BNB com USD,
- Dether – comprar BNB com dinheiro,
- Netcoins – comprar voucher BNB.
Armazenar BNB
Lista carteiras que permitem armazenamento de Binance Coins:
- Trust Wallet,
- Ledger Wallet,
- Enjin Wallet,
- CoolWallet S,
- Atomic Wallet,
- Coinomi,
- Infinito Wallet,
- Zelcore,
- Exodus,
- MathWallet,
- Magnun Wallet,
- Hoo Wallet,
- Ellipal Wallet,
- Guarda Wallet,
- Met.One.
Alguns traders iniciantes que buscam como começar a negociar no mercado bursátil com criptomoedas, geralmente não se sentem seguras de deixar suas moedas digitais armazenadas em exchanges e preferem usar wallets externas.
Usar BNB
Lista alternativas onde se pode usar Binance Coin nas seguintes categorias:
- Pagamento: Pundi X, Cripto.com, Monetha, HTC, Coinpayments, CoinGate, Coinify e NOWPayments.
- Viagens: TravelbyBit, Trip.io e Travala.com.
- Entretenimento: Gifto, Decentraland, Loom Netwrok, VIBE, MachiX, AERON, Axie Infinity, steemonster, ADAMANT Messenger e BNB-lotto.
- Serviço: DENT, BitTorrent, Storm, Canya, MyWish, PureVPN e CenterServ.
- Finanças: ETHLend, Moeda, LNDR, Nexo, NAGA e Bitcoin Suisse.
Queima de BNB
Mostra informações sobre a última queima de Binance Coins.
Para que possa complementar as informações mostradas neste artigo, solicitamos que veja o vídeo abaixo:
Entender como funciona a Kraken Exchange e a Binance, isto é, Exchange de criptomoedas gigantes no mercado, requer certa paciência e leitura. Inclusive acompanhamento video tutoriais e materiais educativos que elas oferecem. Para que possa encurtar o seu caminho nesse aprendizado que preparamos guias como esse.
Portanto, não deixe de ler os nossos guias, pois eles explicam de modo prático e didático os pontos mais importantes sobre o funcionamento de corretoras e exchanges de grande notoriedade do universo do trading online. Certamente você vai enriquecer seus conhecimentos sobre o tema e se tornar um trader mais apto para operar no mercado financeiro.
Como alternativa, você pode tentar negociar criptomoedas, especificamente contratos de CFD. Há vários motivos para usá-los, como alavancagem, taxas competitivas, investimento de curto prazo e muito mais. Visite a página inicial de um broker de criptomoedas para saber mais sobre essas e outras vantagens.
Gostou desta lição do nosso Guia sobre a Binance? Caso sim, você pode ter acesso a próxima lição através do link abaixo:
Lição 5 – Quais os produtos financeiros oferecidos pela Binance
Guias de trading indicados
- 1 – Guia da Corretora IQ Option
- 2 – O que é e como funciona a corretora eToro?
- 3 – Por que investir usando a Capital.com?
- 4 – Quais os passos para operar online na Currency.com?
- 5 – Guia da Corretora XM.com.
- 6 – Guia da Exchange Kraken.
Avisos de Risco:
Em princípio, os CFDs são derivativos financeiros complexos e possuem alto risco de perder dinheiro rapidamente, principalmente com o uso da alavancagem. Sendo assim, o investidor deve considerar se realmente entende como os contratos por diferença funcionam e se está disposto a correr o risco de perder o seu capital operando com eles.
Do mesmo modo, as criptomoedas são instrumentos voláteis que podem flutuar amplamente em curto período, por isso não são adequadas a todos os perfis de investidores. Embora os CFDs de criptodivisas já estejam regulamentados em vários países, o mesmo não ocorre com as criptomoedas reais, pois estas ainda carecem de marco regulatório na maior parte do mundo.
De fato, o comportamento dos preços de ativos financeiros costuma se repetir, especialmente em condições análogas de mercado. Contudo, existem apenas probabilidades, já que não há garantias de que isso sempre ocorrerá, muito menos da mesma forma e na mesma medida. Ou seja, rendimentos obtidos no passado não servem como indicativo de resultados futuros. Por conseguinte, seu capital está em risco.
O conteúdo deste artigo não é e nem deve ser considerado, em nenhuma hipótese, algum tipo de aconselhamento, recomendação, incentivo, consultoria ou assessoria sobre investimentos. Do mesmo modo, não pode ser usado como base para o fechamento de contratos, acordos, compromissos, ou para a tomada de decisões financeiras de qualquer natureza.