Sem dúvida alguma, traders e entusiastas das criptomoedas de todo o mundo procuram se cadastrar em empresas sérias deste setor. Visto que o mercado está repleto de intermediários com intenções duvidosas. Por isso, esta lição é dedicada a buscar fontes que possam confirmar se a Coinbase é uma exchange confiável.
Para que você tire suas dúvidas sobre a qualidade e seriedade dos serviços prestados pela empresa. Pois as fraudes no mercado financeiro online são abundantes e a melhor forma de evitá-las é sabendo como encontrar e se cadastrar em empresas que transmitem confiabilidade e segurança aos seus usuários.
Sendo assim, para que pudéssemos dar um respaldo realmente baseado em fatos, procuramos avaliar o histórico da empresa, os comentários dos seus clientes nas redes sociais mais famosas e opiniões de usuários nas lojas de aplicativos. Ou seja, fizemos uma análise isenta e imparcial da empresa, como deve ser.
A Coinbase é confiável: histórico de transparência
Atualmente é impossível exigir que uma empresa não apresente problemas ou que esteja completamente imune a qualquer tipo de invasão ou hackeamento. Posto que casos do tipo já aconteceram e ainda acontecem em grandes companhias, empresas notáveis pela credibilidade e confiabilidade no mercado financeiro.
Sobre as criptomoedas e o trading, veja o artigo melhor estratégia IQ Option
Em outras palavras, o problema real não consiste em ter ou não o sistema invadido, mas no que a empresa fará durante e após isso. Já que uma invasão nem sempre ocorre devido a causas de sistema, muitas vezes implica vários fatores. Inclusive falha humana que está presente na maioria dos casos.
Enfim, o que se espera de uma corretora ou exchange, como a Coinbase, ou qualquer outra confiável, é uma atitude no sentido de conter rapidamente qualquer ataque virtual e reparar os danos causados. Isso se chama transparência, é o mínimo que uma empresa que tenha responsabilidade com seus usuários pode oferecer.
Fatos que demonstram que a Coinbase é confiável
Em meados de fevereiro de 2018, a Coinbase veio a público informar que alguns dos seus clientes tiveram problemas por erro de sistema ao efetuar compras com cartão na plataforma. Erro ocasionado por mudanças em código interno usado por bancos e emissoras de cartão.
Ou seja, os pagamentos em criptomoedas foram processados como adiantamento em dinheiro, implicando na cobrança de taxas pelas empresas envolvidas. O problema durou cerca de 20 dias até tais instituições perceberem. E, apesar do erro não ter sido culpa da exchange, esta demonstrou interesse em colaborar para sua solução.
Devido ao grande crescimento de sua base de clientes, a Coinbase teve um aumento no número de reclamações em cerca de 100% em certo período de 2018. Foram 889 reclamações registradas no mês de março de 2018, a empresa respondeu com prontidão contratando mais pessoas para sua equipe de atendimento.
Em agosto do mesmo ano, a Coinbase tornou público o fato de ter sido vítima de um ousado ataque de criminosos virtuais usando engenharia social e spear-phishing, explorando vulnerabilidades do navegador Firefox. Contudo, o ataque foi detectado e bloqueado a tempo pela equipe de segurança da Coinbase evitando o roubo de criptomoedas.
Enfim, estes e outros problemas atravessaram o caminho da Coinbase ao longo dos anos. Mas a empresa demonstrou perspicácia na resolução de todos os conflitos que teve, conquistando a confiabilidade dos seus usuários e atraindo novos clientes para sua plataforma de negociação.
A Coinbase é confiável nas redes sociais?
A Coinbase também se faz presente nas principais redes sociais e de forma bem contundente. Com a publicação de posts, artigos, vídeos e outras mídias digitais que visam gerar interação com os seus usuários. De fato, ser parte das redes sociais hoje em dia é vital para qualquer empresa que busca ampliar o seu alcance.
Já que isso demonstra que a companhia não está parada, mas trabalhando ativamente para deixar seus clientes cada dia mais bem informados. Além disso, muitas empresas de variados segmentos usam suas redes sociais como canais de atendimento, obtendo um ótimo feedback de seus clientes.
Confira também: Investir em Criptomoedas: ferramentas e estratégias
Por isso resolvemos dar uma olhada nas publicações que a Coinbase faz em suas redes sociais e nas opiniões emitidas por seus usuários a cada post publicado. Desse modo, podemos ter uma pequena mostra de como anda a relação da exchange com os seus milhões de clientes pelo mundo.
Vale lembrar que as publicações da empresa nas redes sociais estão em inglês. Assim sendo, use os recursos de tradução automática, caso não compreenda esse idioma. Todas as redes sociais atualmente contam com estes recursos e ferramentas que facilitam a vida dos usuários que não falam inglês.
Coinbase no Facebook
O Facebook é uma das redes sociais mais populares do mundo, toda empresa de tecnologia ou investimentos que se preze a usa como um canal eficiente de comunicação. Nesta rede social, a Coinbase é classificada como uma empresa de serviços financeiros e conta com mais de 350 mil curtidas e acima de 400 mil seguidores.
Também conta com variados vídeos publicitários de poucos segundos e pequenos cortes de podcasts que tratam sobre o tema das criptomoedas. Igualmente, a Coinbase apresenta uma constante publicação de imagens promocionais de boa qualidade, certamente produzidas por ótimos profissionais gráficos.
Embora pareça pouco o número de seguidores da Coinbase no Facebook, em comparação com o número de clientes que a empresa possui, estes usuários são muito ativos na rede. Por exemplo: o último post que a equipe da Coinbase publicou no Face causou grande impacto, cerca de 2 mil mensagens, 321 curtidas e 121 compartilhamentos.
Leia também: Comprar e Vender Ações do Facebook na Bolsa
Apesar da Coinbase não ter criado sua página no Facebook com este fim, as pessoas a usam bastante para tentar entrar em contato com o suporte da empresa. Os posts que observamos estão repletos de perguntas e dúvidas dos usuários, muitos deles a Coinbase responde encaminhando o link da sua confiável equipe de atendimento.
Embora não tenha um prazo fixo para publicações no Facebook, a Coinbase se mantém ativa, existem posts com frequências variadas, alguns chegando a 4 mil comentários. Ou seja, uma rede social onde a exchange tem cumprido o seu papel, alcançando um bom engajamento com o público.
No que tange aos comentários deixados pelos usuários encontramos muitos elogios, pessoas que dizem se sentir orgulhosas em fazer parte da Coinbase. Por outro lado, também notamos diversos pedidos de informação sobre a plataforma de negociação, produtos e serviços oferecidos pela exchange.
Coinbase no Twitter
O Twitter é a rede social perfeita para se informar, ficar sabendo de novidades sobre variados temas da sociedade. Não é atoa que a Coinbase se mantém religiosamente ativa nesta rede social, com posts frequentes. Às vezes, chegando a publicar vários deles ao longo do dia.
Da mesma forma que no Facebook, a Coinbase entrou nesta rede social no ano de 2012. Mas atualmente conta com nada menos que 5,2 milhões de seguidores. Acumulando uma quantidade superior aos 4400 tweets até o presente momento. No perfil oficial da Coinbase fica disponibilizado o link da página de suporte da empresa nesta mesma rede social.
Na página de suporte em específico, a Coinbase já acumula mais de 43 mil tweets, ela foi criada dois anos após a criação do perfil oficial da empresa nessa rede. A mesma conta com quase 300 mil seguidores e mantém uma boa interação com eles, onde todos os comentários são respondidos prontamente pela equipe de suporte da empresa.
Embora com uma frequência bem maior, as publicações no Twitter são bem similares às encontradas no Facebook. Ou seja, imagens publicitárias bem elaboradas, pequenos vídeos informativos e tutoriais, links de artigos publicados no blog da empresa, dentre outros.
Como é de se esperar, a página dedicada ao suporte conta com muitas reclamações sobre diferentes funcionalidades e produtos existentes na plataforma de negociação da exchange. Certamente que a equipe de atendimento da Coinbase contesta cada uma delas.
Veja o artigo: Como comprar Ações do Google na Bolsa
Coinbase no YouTube
A Coinbase criou seu canal no YouTube um pouco mais recentemente, em 2018. Ao todo já foram publicados mais de 230 vídeos durante esse período. A maior parte deles com duração em torno de 2:30, mas também é possível encontrar alguns vídeos maiores, com 30 minutos ou mais.
O Youtube na Coinbase possui muitos vídeos interessantes, mas eles contam com poucas visualizações e há pouca interação do público, parece que essa rede não é o ponto forte da empresa. Pode ser um parâmetro para avaliar se a Coinbase é confiável sim, mas não do ponto de vista do usuário.
No canal da Coinbase existem várias playlists que abordam temas diversos dentro do universo das criptomoedas. Confira quais são no próximo tópico.
Playlists da Coinbase no YouTube
- Around The Block Minisodes – vídeos sobre assuntos envolvendo blockchains.
- Coinbase Advanced Trading: What is a limit order? – série de 7 vídeos tutoriais sobre como usar a plataforma Coinbase.
- Crypto taxes: How to know if you owe – estes 4 vídeos falam sobre as taxas cobradas na exchange.
- Coinbase Introduction to Exchange Price Auctions – apenas um vídeo introdutório sobre a bolsa cripto.
- NFT Product Demonstration Videos – playlist com dois vídeos tratando especificamente sobre NFT.
- Coinbase Wallet – Your key to the world of crypto – série com oito vídeos sobre o assunto Coinbase Wallet.
- Coinbase & Friends – vídeos curtos abordando eventos realizados pela Coinbase ao redor do mundo.
- Around The Block Podcast – podcasts em vídeo que giram em torno dos 30 minutos.
- Security 101 – série com vídeos curtos com dicas de segurança.
- Defi radio – beats to buy/sell to – vídeos musicais e clipes variados para descontração do usuário.
- Coinbase Investor Relations Series – lives com apresentação de produtos e serviços da Coinbase.
- Crypto questions, answered – série de 4 vídeos com respostas a questões interessantes sobre criptomoedas.
- Diversity & Inclusion at Coinbase – vídeos que tratam da inclusão social e diversidade.
- Coinbase at Blockchain Week – entrevistas relacionadas ao evento Blockchain Week.
- Coinbase Livestreams – playlist formada por transmissões ao vivo realizadas na plataforma Coinbase.
- Earn crypto while learning about crypto – vídeos curtos sobre o Coinbase Earn, programa onde você aprende ganhando.
- Coinbase Product Announcements – anúcios da exchange.
- Life at Coinbase – vídeos com relatos e testemunhos sobre como é trabalhar na exchange.
- Coinbase Speaker Series – série de entrevistas e conferências com grandes personalidades do mundo cripto.
- Coinbase Presents – vídeos sobre novidades no mundo cripto.
Perfil da Coinbase no Instagram
No Instagram a Coinbase conta com mais de 400 mil seguidores e 260 publicações, incluindo reels, vídeos e imagens variadas. As publicações da Coinbase apresentam relativa interatividade por parte dos usuários, mas nada que possa se comparar com Twitter ou Facebook.
No entanto, ao contrário de outras redes sociais, no Instagram a interação dos usuários através de comentários é bastante positiva. Pois dificilmente se encontra alguma reclamação ou pedido de informações, a maior parte dos usuários agradecem e enviam mensagens de incentivo.
Você também pode estar interessado em IQ Option vs Mercado Bitcoin
A Coinbase é confiável: opiniões de usuários dos apps
A opinião dos usuários nas lojas de aplicativos tem sido um dos fatores importantes para avaliação do desempenho de uma empresa. Com a Coinbase não é diferente, por isso fizemos uma breve pesquisa com base nos últimos comentários dos usuários dos apps da exchange nas lojas App Store e Google Play. Dessa forma, averiguamos como anda a satisfação deles quanto ao desempenho apresentado.
Opiniões de usuários da Coinbase na App Store
Na App Store, encontramos opiniões equilibradas, ou seja, existem tanto elogios quanto reclamações a respeito dos produtos e serviços da exchange. Ao que parece os usuários da plataforma iOS são mais experientes em termos de investimentos, pois as plataformas são as mesmas para ambos os sistemas.
O último comentário que consta nesta loja, neste presente momento, tece grandes elogios a plataforma Coinbase, inclusive o usuário em questão chega a dizer que ama a Coinbase. Outro, após uma longa avaliação de alguns serviços da plataforma, agradece a Coinbase por lhe permitir ser testador beta.
Um terceiro usuário afirma que o app da Coinbase é sólido e fácil de usar, ele também dá algumas sugestões de melhoria. Outro usuário diz que a Coinbase é um dos melhores locais para manter as criptomoedas, visto que se trata de uma plataforma flexível e confiável com uma grande variedade de opções.
Vale lembrar que essas avaliações se referem ao aplicativo principal da exchange, o “Coinbase: Compre Bitcoin & Ether”. Contudo, nos outros apps da empresa, as avaliações são equivalentes. Neste app em questão, a Coinbase possui nota 4,7, sendo que 5 é a nota máxima.
Então, concluímos que a exchange está muito bem avaliada nesta loja, pois possui mais de 1,5 milhões de downloads. Na App Store, a Coinbase ainda conta com mais dois aplicativos: Coinbase Pro (nota 4,7 estrelas e 170 mil downloads) e Coinbase Prime (nota 5 em 5 avaliações).
Opiniões de usuários da Coinbase no Google Play
No Google Play, a maior parte das avaliações dos usuários ultimamente são críticas, mas será que são realmente justas? O app Coinbase Bitcoin Wallet possui nota 4,1 estrelas em cerca de 700 mil avaliações e mais de 10 milhões de downloads. Ou seja, com números tão expressivos, a pontuação da Coinbase até surpreende.
Na última avaliação observada, o usuário reclama da questão do idioma, ele afirma que a empresa possui usuários em todo o mundo, portanto não deveria disponibilizar seu app apenas em inglês. Outro afirma que teve problemas ao tentar efetuar uma compra usando o cartão de crédito.
Uma usuária afirma que seu app apresentou conflitos e que não conseguiu resolver mesmo limpando o cache do seu dispositivo. Outra usuária diz que chegou a trocar de dispositivo e reinstalar o app, mas o seu problema não foi resolvido. Um cliente assegurou que a carteira da Coinbase é ótima e confiável, embora no momento apresente erros de conexão.
A análise das avaliações que fizemos se refere ao aplicativo Coinbase – Bitcoin Wallet. Contudo, a nota recebida pela app Pro da empresa é ainda melhor, 4,2 estrelas, ele conta com cerca de 25 mil avaliações e acima de 1 milhões de downloads na loja do sistema operacional Android.
Leia ainda: Arbitragem de Bitcoin: o que é, será que funciona, como fazer
Gostou desta lição do nosso Guia Completo Coinbase? Caso sim, você pode acessar a próxima lição clicando no link abaixo:
10. Vale a pena investir na exchange Coinbase?
Ou a todas as lições através do seguinte link:
Conheça a Coinbase: uma bolsa cripto simples e acessível
Te desejamos uma boa leitura,
Equipe investirnabolsa.com
Guias de trading indicados
- 1 – Guia da Corretora IQ Option.
- 2 – Guia da Corretora eToro.
- 3 – Guia da Corretora Capital.com.
- 4 – Guia da Corretora Currency.
- 5 – Guia da Corretora XM.com.
- 6 – Guia da Exchange Binance.
- 7 – Guia da Exchange Kraken.
Avisos de Risco:
Em princípio, os CFDs são derivativos financeiros complexos e possuem alto risco de perder dinheiro rapidamente, principalmente com o uso da alavancagem. Sendo assim, o investidor deve considerar se realmente entende como os contratos por diferença funcionam e se está disposto a correr o risco de perder o seu capital operando com eles.
Do mesmo modo, as criptomoedas são instrumentos voláteis que podem flutuar amplamente em curto período, por isso não são adequadas a todos os perfis de investidores. Embora os CFDs de criptodivisas já estejam regulamentados em vários países, o mesmo não ocorre com as criptomoedas reais, pois estas ainda carecem de marco regulatório na maior parte do mundo.
De fato, o comportamento dos preços de ativos financeiros costuma se repetir, especialmente em condições análogas de mercado. Contudo, existem apenas probabilidades, já que não há garantias de que isso sempre ocorrerá, muito menos da mesma forma e na mesma medida. Ou seja, rendimentos obtidos no passado não servem como indicativo de resultados futuros. Por conseguinte, seu capital está em risco.
O conteúdo deste artigo não é e nem deve ser considerado, em nenhuma hipótese, algum tipo de aconselhamento, recomendação, incentivo, consultoria ou assessoria sobre investimentos. Do mesmo modo, não pode ser usado como base para o fechamento de contratos, acordos, compromissos, ou para a tomada de decisões financeiras de qualquer natureza.